Valuation

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O Valuation, ou avaliação de empresas, é, em essência, um conjunto de premissas sobre o futuro de certo negócio, construídas e avaliadas por análises tanto quantitativas – analisando balanços e resultados -, quanto qualitativas – entendendo o significado por trás de tais números e tendências.

Aswath Damodaran, figura da “arte” no mercado financeiro, considera o valuation a ponte entre histórias e números, já que tal combinação permite desenvolver a narrativa do negócio, que se traduzirá em números dentro de um modelo, para então se obter o valor final da empresa.

Segundo Alexandre Assaf Neto (2019), existem algumas etapas no processo de avaliação de empresas:

  • Análise do desempenho histórico da empresa, seus principais direcionadores de valor e seus pontos fortes e vulneráveis;
  • Análise das variáveis macroeconômicas relacionadas com o negócio em avaliação, mercado de atuação e concorrência;
  • Seleção do método de avaliação e projeções dos resultados financeiros;
  • Horizonte de tempo de avaliação;
  • Estrutura de equilíbrio da empresa;
  • Risco e custo de capital.

 

Segue o  link da CVM – Comissão de Valores Mobiliários – do Governo Federal, para conhecer  a estrutura de um laudo de avaliação de empresarial.