Você está preparado para mudar suas atitudes?

Você está preparado para mudar suas atitudes?

Como proteger seu patrimônio em momentos de crise? Melhor ainda: como aumentar o seu patrimônio diante das piores perspectivas econômicas do país?

Veja o que disse o economista Felipe Miranda, da Empiricus Research neste dia – “Ou o Brasil promove profundas reformas estruturais – o que parece pouco provável agora -, ou o PIB cresce em ritmo chinês – alguma chance? – ou o País não terá condições de honrar com seus compromissos financeiros em poucos anos, a não ser que entre num processo hiperinflacionário.”

Há necessidade das empresas criarem estratégias claras para manter, e se possível, crescer o patrimônio atual da empresa, o seu valor de mercado.

Muitas empresas desapareceram do mercado quando houve a estabilização da moeda através do Real. As empresas brasileiras estavam sucateadas pois viviam da “ciranda financeira” promovida por um economia instável e com altos índices de inflação. Lembro muito bem que analisei o balanço de uma grande varejista na área alimentícia, e percebi que a sua primeira margem de contribuição ou lucro operacional era negativo. Entendo que o lucro operacional fala do seu core business. Mas quando olhava para a última linha havia lucro líquido. Foi quando vi que havia uma conta no DRE chamada “Receitas Financeiras”. Ali concentrava todo o lucro daquela multinacional. Esta era a cultura enraizada neste país – capitalismo financeiro.

Prepara a sua empresa, sua equipe, sua família para os tempos vindouros. Não dá para fechar os olhos diante dos fatos que estão estampados diariamente sobre as consequências desastrosas da ingerência deste país, que anunciam tempos difíceis para a vida das empresas, do povo brasileiro. Aprenda a se reinventar, a quebrar estruturas de pensamentos, pois os tempos atuais e vindouros necessitarão de novas estruturas de pensamentos, e consequentemente, novas ações.

Sucesso!

Luís Zanon

Consultor Sênior Empresarial

Compartilhar nas Redes Sociais
Comments are closed.