Educação financeira: Ganho x Gastos

Educação financeira: Ganho x Gastos

No livro “O milionário automático” escrito por Jim McIntyre tem uma frase que provavelmente define um dos principais fundamentos para uma educação financeira eficaz. Ela diz: “O quanto você ganha não tem praticamente nada a ver com o fato de que possa ou venha a ser rico.”

Construimos um arquétipo mental destrutivo que nos faz acreditar que quanto mais ganhamos mais teremos liberdade financeira.

Para uma boa educação financeira há necessidade de mudanças de hábitos no que diz respeito como gastamos o que ganhamos. E aí necessariamente precisamos compreender o que faz uma pessoa ter determinados resultados financeiros em sua vida. Tem correlação com as experiências dos pais na área financeira? Certamente sim! E outras variáveis sócio-ambiental que determinam o comportamento financeiro de uma pessoa.

Encontrei uma cartilha do Banco Central disponível para todos os interessados, editada no ano de 2013 pelo Departamento de Educação Financeira, chamado de “Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais”. Achei muito interessante a abordagem para a construção de uma educação financeira que produzirá resultados positivos em todas as etapas da vida de uma pessoa.

Aproveito para disponibilizar o arquivo e espero que todos que desejam uma mudança significativa na sua vida financeira leiam este material.

Sucesso!

Luís Zanon

Consultor Sênior Gestão de Empresas

Compartilhar nas Redes Sociais
Comments are closed.