O método de fluxo de caixa descontado, também conhecido como DCF (Discounted Cash Flow), é um método de avaliação de empresas que busca estimar o valor intrínseco de uma empresa a partir do fluxo de caixa futuro que ela é esperada a gerar. As principais etapas para avaliar uma empresa pelo método DCF incluem:
Projeção dos fluxos de caixa futuros: Estima-se os fluxos de caixa futuros que a empresa é esperada a gerar, usando projeções financeiras da empresa.
Escolha de uma taxa de desconto: Uma taxa de desconto é escolhida para refletir o risco do fluxo de caixa futuro. A taxa de desconto é geralmente composta pela taxa livre de risco mais um prêmio de risco.
Desconto dos fluxos de caixa futuros: os fluxos de caixa futuros projetados são descontados para o presente usando a taxa de desconto escolhida, gerando um valor presente dos fluxos de caixa futuros.
Soma dos fluxos de caixa descontados: O valor presente dos fluxos de caixa futuros é somado para gerar o valor intrínseco da empresa, que é comparado ao preço de mercado para determinar se a empresa está subavaliada ou sobrevalorizada.
Ajustes: Alguns ajustes podem ser feitos para refletir fatores como a situação financeira atual da empresa, seus ativos tangíveis e intangíveis, e sua posição de mercado.