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Série SOS Empresas – Plano de Retomada

São muitas as incertezas na retomada dos negócios. Perguntas como: quanto venderei após o isolamento social? O cliente continuará fiel à minha empresa? Como vender por meio de plataformas digitais? Os preços de vendas serão reduzidos? Enfim, são várias as perguntas, porém sem muitas respostas convincentes.

A vida de um empresário não é fácil. Ele já vive um “isolamento” cotidiano, carregando dúvidas, medos, limitações ao longo dessa jornada empreendedora. Contudo, o desejo de realizar, construir algo que tenha significado para a pessoas, supera todos esses sentimentos, e o faz uma pessoa otimista e com uma visão de negócios diferenciada.

Pra isso, a Emin Consultoria preparou um guia para orientar e apoiar o empresário na sua jornada de “reconstrução” do modelo de negócios, iniciando por uma análise mais pragmática das principais variáveis que interferem na liquidez de uma empresa. No final das contas, se não há liquidez nas operações da empresa, devemos rapidamente repensar o modelo de negócios.

Por onde devo começar?

Primeira ação que deve ser realizada é a conscientização de todo o time da empresa para as necessidades de mudanças, e que todos devem assumir a responsabilidade de seus papéis na organização. Afinal de contas, o mundo não será o mesmo depois dessa pandemia.

Como faço essa conscientização:

1- Marque uma reunião na empresa com todos os colaboradores. Ah! Siga as orientações da OMS para aglomeração de pessoas.

2- Prepare antecipadamente uma pauta com os assuntos que serão debatidos com os colaboradores. Coloque na lista apenas assuntos que eles possam contribuir com as mudanças.

3- Destaque uma pessoa para fazer as anotações da reunião.

4- Conduza a reunião item por item, conforme a pauta preparada anteriormente, sem deixar que outros assuntos interfiram enquanto um item estiver sendo debatido.

5- Faça uma abertura da reunião, demonstrando a consciência do momento atual, porém exaltando o potencial do time para o plano de retomada.

6- Seja um mediador do debate, fazendo ponderações que ajudem na construção de um melhor caminho para todos.

7- No final, agradeça o time pela participação e comprometimento, e diga que o resultado desse trabalho será a criação de um plano de objetivos (OKR’s) que será discutido posteriormente com todos, dentro do menor tempo possível.

 

 

O primeiro requisito para que o plano de retomada tenha sucesso, é ter Lideranças Resilientes. Muitos confundem o significado dessa palavra – Resiliente. Na verdade é um adjetivo que demonstra o quanto estamos preparamos para nos adaptar à novas condições, adicionando agilidade nesse processo de adaptação.

Nesse momento é fundamental que os líderes empresariais coloquem todo seu potencial para conduzir seus negócios rumo a um caminho de retomada de financeira e liquidez, engajando todos os colaboradores nessa jornada.

O próximo tema que se construa um plano de retomada, é o chamamos de Governança da Crise.

Em situações de muito “barulho”, como estamos nessa pandemia, o papel dos líderes é de extrema importância. O estabelecimento da governança da crise possibilita orientar e direcionar os esforços de todo o time. A governança da crise que propomos nas empresas é estabelecer regras e papéis bem definidos, prioridades, e principalmente, uma comunicação efetiva e transparente. Resumidamente, a governança da crise amplia a capacidade da empresa de tomar boas decisões.

Na sequência, o tema que propomos é a Gestão de Pessoas.

Estabelecer um plano de gestão de pessoas em situações normais já exige muito comprometimento da organização. Já em situações de pandemia exige muito mais, tornando-se uma tarefa árdua e muito importante para as empresas.

Em situações de pandemia, vai requerer do líderes muita atenção às necessidades pessoais, contemplando inclusive o ambiente familiar, transparência e sinceridade na tomada de decisão, e agilidade no processo de mudança.

Estabeleça um comitê de gestão de pessoas, e crie um fluxo de comunicação objetiva com o time.

O próximo tema aborda os aspectos financeiros da empresa. Temos que fazer uma administração do fluxo de caixa muita próxima, e tomar boas decisões para não comprometer o plano de retomada da liquidez financeira.

O isolamento social e as medidas de lockdown tem reduzido a liquidez das empresas, e consequentemente, das pessoas. Para minimizar os efeitos financeiros negativos, inevitáveis na maioria das empresas, devemos preparar uma simulação com possíveis cenários de resultados, norteando decisões e ações no dia-a-dia.

Ações imediatas para minimizar os impactos negativos podem ajudar a na manutenção dos negócios, como:

Revisão dos contratos de financiamentos bancários

Contratos de fornecimento (produtos e serviços)

Acesso a linha de créditos governamentais

Otimização dos processos de trabalhos

Redução da folha de pagamento (última alternativa!)

Essas ações imediatas buscam preservar a liquidez, e a manutenção das atividades da empresa.

 

Outro tema importante para a construção do plano de retomada, é olhar atentamente para a Cadeia de Suprimentos. Conhecer melhor nossos parceiros fornecedores, sua capacidade de atender às novas demandas, o plano de retomada que os fornecedores estão desenvolvendo, tudo isso faz com gere nessa relação confiança e transparência. Assim, podemos evitar dissabores por uma interrupção inesperada de fornecimentos de matéria-prima, ou atrasos na produção de componentes da sua linha montagem.

A aproximação com a cadeia de suprimentos busca fidelização e engajamento dos fornecedores diante das novas necessidades, desenvolvendo produtos e serviços que atendam melhor às mudanças do mercado consumidor.

 

O Relacionamento com Clientes é um tema que muito se discute, desde o final do século XX. Contudo, o século XXI trouxe grandes mudanças na maneira como pensamos e estruturamos os modelos de negócios.

No conceito de estrutura organizacional desagregada, o relacionamento com clientes ocupa lugar de destaque. Não estamos falando apenas de vendas e pós vendas, mas de uma verdadeira aproximação com os clientes, compreendendo seus anseios, medos, e principalmente, as barreiras que bloqueiam o consumo. No século XX as empresas é que ficam no centro da atenções dos clientes. Hoje, o cliente é que o centro das atenções das empresas.

Pesquisa da McKinsey, revela que a (in)fidelidade aumentou nesse período de isolamento social. 25% dos consumidores estão frequentando novas lojas, e 30 a 40% compraram novas marcas.

As empresas necessitam compreender qual a jornada do seu cliente, para poder ofertar produtos e/ou serviços para na hora certa, para o cliente certo.

 

Finalizado nosso guia para a construção do plano de retomada para as empresas, falaremos de um tema que ainda assusta muitos líderes quando pensam a respeito.

 

Vamos falar das Tecnologias e Meios Digitais. 

A otimização e transformação digital dos processos de negócios é preponderantemente necessária. O isolamento social tem demonstrado e sinalizado às empresas a necessidade de utilização de meios digitais para estabelecer negócios, e relacionamento clientes.

A empresa que mais está faturando no segmento de bares e restaurantes é o IFood. O que seria desses pequenos negócios sem essa plataforma de vendas. Contudo, por que você não construiu a sua própria plataforma digital de vendas? A fatia do seu lucro que o IFood retém é grande!

Um caso emblemático nesse período de isolamento social, é a grande varejista Lojas Cem. Ela não desenvolveu seu canal de vendas digitais, nem mesmo estava posicionada em um marketplace. Imagina o prejuízo financeiro dessa empresa?

Construa uma estratégia digital para sua empresa, que contemple canal de vendas; cadeia de suprimentos; e relacionamento com os clientes.

 

Espero que você tenha aproveitado desse guia que preparamos para você construir seu plano de retomada de negócios para sua empresa.

 

Sobretudo, se ainda necessitar de apoio externo, o time da Emin Consultoria está pronto para colaborar no seu projeto empresarial.

Muito obrigado, e Sucesso!

 

Luís Zanon
Diretor Geral

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